PORTUGUÊS

CURRICULUM VITAE DE ROBERTO MASSARI

1946. Roberto Massari nasce em Roma (neto dum mártir das Fossas Ardeatinas).
1963-64. Frequenta o último ano da High school em Denver (Colorado, Usa) com uma bolsa de estudo do American Field Service.
1965. Termina escola secundária em Italia (liceu clássico «Mamiani»).
1966. Passa um período de tempo num kibbutz israelita e publica a sua primeira pesquisa sociológica sobre o assunto dos kibbutzim. Começa a actividade política na esquerda revolúcionaria militando nas fileiras da Quarta internacional.
1967. Diploma-se no Ismeo (Instituto de estudos orientais) em russo e lingua e cultura da India.
1968. Está entre os animadores da revolta estudiantil em Roma.
Vive por seis meses em Cuba (de Julho até Dezembro), hospedado pelo Governo cubano. Visita as principais instalações económicas e educativas da Rivolução cubana. Escreve o libro sobre a Storia di Cuba (depois publicado em 1987). Começa a sua amizade grande com Hilda Gadea (a peruana primeira mulher do Che e madre de Hildita).
1969. Volta para Itália e dirige um sector de intervenção em algunas lutas de fábricas daquela altura (Fatme, Voxson, Sacet).
Forma-se em Filosofia na Universidade de Roma com uma tese sociológica sobre Cuba (orientador Franco Ferrarotti).
Hilda Gadea vive por alguns meses na casa dele em Roma e juntos organsieme organizzam um comité em favor dos prisioneiros políticos peruanos (em ligação com o Mir). Massari actua como ponto di referência para vários outros movimentos latino-americanos. Em particular faz isso para as Faln do Venezuela, dirigidas por Douglas Bravo. (Vea-se a credencial de Janeiro de 1970 que lhe atribuiu a representação das Faln em Itália e Europa).
1969-1971. Faz por dois anos trabalho sociológico em Napoli - com Alessandro Pizzorno – com bolsa de estudo do Cnr italiano. De maneira particular ocupa-se da questão meridional e dos movimentos messiánicos.
1971-72. Ganha uma bolsa de estudo para e Ecole pratique des Hautes Etudes e transfere-se à Paris, onde frequenta as áulas de Sociologia do trabalho com Alain Touraine. Na França milita na Ligue Communiste (secção francesa da Quarta internacional).
Matricula-se na Faculdade de Sociologia de Trento.
Prossegue a sua actividade de apoio aos movimentos latino-americanos.
Está entre os fundadores da Association des Amis de Fourier na França. Ainda faz parte, como membro activo, desta associação (cuja sede desde alcun anos fica em Besançon) e também da redacção dos Cahiers Charles Fourier.
Começa uma batalha de oposição no interior da secção italiana da Quarta internacional, zionale, criando uma tendência (em seguida será fracção) internacional.
1973. Forma-se em Sociologia na Universidade de Trento, com uma tese sobre As teorias da autogestão (publicada em 1974).
Durante o Verão passa um periodo longo na Argentina, estudando o peronismo e o processo aberto pelo regresso de Perón. (Escreve o livro O Peronismo que se publica em nel 1975). Visita o Chile de Allende.
1973-75. Trabalha por dois anos em Paris, na Faculdade de Ciências de Jussieu, na dependências do Cnrs francês e partecipa numa pesquisa sobre as novas formas de luta nas fábricas a nível europeu.
Torna-se membro da redacção da revista Autogestion.
1974. Participa no X Congresso mundial da Quarta internacional como relator principal da chamada «Terceira Tendência internacional». Um ano após  o Congresso expulsam-no da Quarta internacional junto com outros representantes da Terceira Tendêcia em Itália e em outros países europeus. Funa uma organização internacional (a Fracção marxista revolucionária [Fmr]), presente sobre tudo em Itália, Alemanha, Áustria, França e Portugal (com ligações em Inglaterra). Esta organização publica livros e periódicos em várias linguas e foi activa politicamente até ao ano 1980.
1974-75. Participa na Revolução dos «Capitães» em Portugal e escreve o livro Problemi della Rivoluzione portoghese (publicado em 1976).
1976. Volta de França para Itália e, após um ano de trabalho na Faculdade de Sociologia de Roma (com Franco Ferrarotti), abandona por escolha própria a carreira universitária.
Para sobreviver começa a dar áulas particolares de piano e solfejo privatamente, e áulas de música por dois anos na escola secundária (1981-83). Vai dar áulas de piano até 1992.
1975-1981. Funda e dirige a casa editora Controcorrente, que será fechada em 1981 por falta de fundos. Dirige também o mensal Bolettino della Fmr (1975-76) que se transformará no periódico La Classe, órgão da Liga comunista, secção da Fmr em Itália (1976-1980).
1977. Participa activamente no «Movimento do ‘77» em Itália.
1979. Publica um dos seus livros mais importantes: Il terrorismo. Storia, concetti, metodi (terceira edição ampliada enm 2002).
1980-81. Depois da auto-dissolução da organização internacional (a Fmr), por dois anos torna-se membro do Comité nacional de Democracia proletária. Trabalha no semanário de DP e dirige a Comissão assuntos exteriores. Após um biénio deixa a organização por divergências políticas.
1983. Escreve o primeiro duma série del novelas de carácter histórico (o título da séria é Il segreto del lago). Até agora apareceram as primeiras tres novelas. Duas foram editadas em Cuba pela casa editora Arte y literatura. Desde a primeira novela extraiu uma encenação.
1984. Após 5 anos de cursos diploma-se na Scuola di arti figurative («S. Giacomo») da Câmara municipal de Roma. Os cuadros dele são presentes nalgumas exposições. (O amor para com a pintura prossegue.)
1985. Nasce o seu primeiro filho (Liben).
1986. Despejado pela força, participa nas lutas muito duras do Movimento pela casa em Roma. Com a sua companheira e mãe de Liben – Antonella Marazzi – occupará por alguns ano um apartamento com este Movimento (a «Bastogi» de Primavalle-Boccea).
1987. Publica a sua grande monografia sobre o Che: Che Guevara. Pensiero e politica dell’utopia (várias edições em Itália e no extrangeiro). Seguem outros livros e materiais sobre o Che (incluso um CD-Rom).
Traduz para italiano muitas das obras principais do Che e chegou a ser  geralmente considerado o estudioso principal do Che em Itália (e Europa). Pela  sua actividade de divulgação científica da obra de Guevara viaja muito também através da América latina.
Sobre o assunto do Che colabora felizmente e por alguns anos com Cuba, dando pareceres ao Instituto del Libro de la Habana, participando em encontros científicos e publicando junto com a Editora Política e outras casas editoras cubanas.
1989. Funda uma nova casa editora («Erre emme», ora Massari editore) à qual dedica a sua vida. O catálogo chegou a ter mais de 270 livros. 25 são dedicados ao Che.
1990. Diploma-se em piano no Conservatório de Perugia.
1994. Realiza um filme documentário de 105 min. (Ernesto Che Guevara. Uomo, compagno, amico…): venderá além de 30.000 cópias em Itália, e edições em almão, espanhol, francês, grego e portugûes.
1996. Visita duas vezes o movimento zapatista (La Realidad, Chiapas). Na primeira visita (o encontro intergaláctico chamado por Marcos em 1996), integra-se na delegação venezuelana com Douglas Bravo e velhos camaradas das  Faln.
Deixa Roma e vai viver no campo, perto do lago de Bolsena.
1998. Cria a Fondazione «Che Guevara» (da qual foi e continua a ser presidente) e dirige o periódico bienal e multilíngue Che Guevara. Quaderni della Fondazione; fazem parte do Comité de redacção alguns dos mais importantes estudiosos  do Che existentes no mundo (4 italianos, 3 cubanos, 2 bolivianos, 2 estadounidenses, 2 argentinos, 1 brasileiro, 1 peruano, 1 polaco, 1 francês). Está em preparação o Quaderno n. 9.
2003. Depois de tres anos de cursos na Ais nacional, diploma-se como «Sommelier».
Está entre os fundadores dos Comités Iraq-livre.
2004. Nasce o seu deguindo filho (Laris).
Em Dezembro participa no encontro dos intelectuais «Em defesa da humanidade» em Caracas. Quando voltar escreve un livro sobre Venezuela de Chávez.
2003. Funda a Associação política «Utopia Rossa» - con membros em Itália e no estrangeiro – que até agora pubico seis livros e está experimentando felizmente métodos totalmente novos na acção política.
2003-2009. Continua a sua actividade de editor, escritor e presidente da Fondazione Che Guevara.
Publica 4 grandes volumes di Scritti inediti dele, desde 1960 até 1980. O quinto está em preparação.
2010. Escreve a sua segunda encenação (Fahrenheit 151 o il ritorno di Guy Debord) com vista à realização dum filme.
2011. Traduz as Memorie di un rivoluzionario de Victor Serge e realiza a edição crítica e integral desta obra.
2012. Em Abril expõe os seus quadros mais recentes numa exposição pessoal e retrospectiva na Livraria Le Sorgenti de Bolsena.
Em Maio participa no Festival internacional de Poesía all’Avana, publicando para esta ocasião num volume (Multiversi) as poesias escritas desde 1962 até 2012.
2013. Prepara uma nova edição do Principe de Machiavelli e organiza 2 leituras públicas de poemas, como representante do Movimento poético mundial em Itália. Termina uma sua História do música em compêndio (trabalho сomeçado em 1987).
2014. Organiza um «Não-сonvênio» em Sesta Godano (SP), na oсаsião do 20° aniversário da morte de Guy Debord. Cura a edição italiana dos Carnets de V. Serge. Organiza em Veneza o 16° encontro anual da Fundação Guevara, dedicado ao «Che no cinema». Edita o 5° volume dos seus Escritos inéditos e o Cademo n. 9 da Fundação Guevara.
Os seus novos textos aparecem sempre com regularidade no blog www.utopiarossa.blogspot.com

LIVROS PUBLICADOS (COMO AUTOR)

1. Le teorie dell’autogestione, Jaca Book, Milano 1974 [Bilbao 1975]
2. Gli scioperi operai dopo il ‘68, Jaca Book, Milano 1974
3. Il peronismo, Jaca Book, Milano 1975 [Roma 1997]
4. Problemi della Rivoluzione portoghese, Controcorrente, Roma 1977
5. All’opposizione nel Pci con Trotsky e Gramsci (ao cuidado de), Controcorrente, Roma 1977 [Bolsena 2004]
6. Il terrorismo. Storia, concetti, metodi, Newton Compton, Roma 1979 [1998, 2002]
7. Storia di Cuba, Edizioni Associate, Roma 1987 [Frankfurt 1992]
8. Che Guevara: pensiero e politica dell’utopia, Edizioni Associate, Roma 1987 [5ª ed. 1994] [Frankfurt 1987] [em espanhol, Tafalla 8 edições desde 1992] [Buenos Aires 2004]
9. Scritti scelti di Che Guevara (a cura di), [Editori Riuniti, Roma 1988], Erre emme, Roma 1993
10. Conoscere il Che (ao cuidado de), Datanews, Roma 1988
11. Frankenstein. Dal mito romantico alle origini della fantascienza, Junius, Hamburg 1989 [Roma 1991]
12. Fourier e l’utopia societaria, Erre emme, Roma 1989
13. Il segreto del lago [novela], Erre emme, Roma 1990, 2002 [Frankfurt 1989] [La Habana 1996]
14. Trotsky e la ragione rivoluzionaria, Erre emme, Roma 1990, 2004
15. Etrusca storia [novela], Erre emme, Roma 1993 [em espanhol, La Habana 1996]
16. Guevara para hoy (ao cujidado de), Roma/Matanzas (Cuba) 1994
17. Ernesto Che Guevara. Uomo, compagno, amico... (documentário de 105 minutos em Vhs/Dvd + libro), Roma 1994 [La Habana 1994, México 1995] [Karlsruhe 1997; in francese, in greco]
18. L’ultimo dei catilinari [novela],  Erre emme, Roma 1995
19. Che Guevara. L’uomo, dal mito alla storia, Editori Riuniti, Roma 1997
20. Che Guevara in CD-Rom, Infoland/Erre emme, Pescara 1997
21. Il ‘68. Come e perché, Bolsena 1998
22. Hugo Chávez tra Bolívar e Porto Alegre, Bolsena 2005
23. Dentro e oltre gli anni ’60 (1960-1974), Bolsena 2005 (I vol. dos Escritos inéditos)
24. Il centrismo sui generis (1971-1979), Bolsena 2006 (II vol. dos Escritos inéditos)
25. Il ’77 e dintorni (1975-1978), Bolsena 2007 (III vol. dos Escritos inéditos)
26. Rapimento Moro e declino della sinistra (1978-1980), Bolsena 2007 (IV vol. dos Escritos inéditos)
27. I Forchettoni rossi. La sottocasta della «sinistra radicale» (ao cuidado de), Bolsena 2007
28. Le false sinistre (ao cuidado de), Bolsena 2008
29. Multiversi. Mezzo secolo di poesie, Bolsena 2012
30. Storia della musica in compendio, Bolsena 2014
31. Dal piombo allo stagno (1980-2011), Bolsena 2014 (V vol. dos Escritos inéditos)
32. Lenin e l’Antirivoluzione russa, Bolsena 2018
33. Da Cosio nasce cosa… (a cura di), Bolsena 2019
34. Gesù e i suoi «cugini», Bolsena 2019
35. Volsinii etrusca nelle fonti greche e latine, Bolsena 2020

Colaboração regular (desde 2010) com o blog www.utopiarossa.blogspot.com.